ouvidoria@jequitinhonha.mg.gov.br
33 3741-1312 | 33 3741-2777
30e2d044cf58816407784d1d1257b3b8.jpg

Prefeitura Municipal de Jequitinhonha - Itens filtrados por data: Janeiro 2017

O prefeito Roberto Botelho e o vice Sergio Chapadeiro participaram da Eleição para a composição do Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais do Governo de Minas. O evento aconteceu na cidade de Felisburgo, na ultima quarta-feira (08/02). Participou também nesse evento a vereadora Ana Paula Pereira da Silva, representando a Câmara Municipal de Jequitinhonha, o prefeito de Rio do Prado, o Srº Gilberto Gonçalves, o de  Palmópolis, o Srº Marcelo Fernandes, e o da cidade de Felisbusrgo, o Srº Jânio Murta, e ainda o Secretário Executivo dos Territórios, Srº Dalmo Costa, além de vereadores de diversos municípios, secretários municipais e autoridades locais.

Os Fóruns Regionais de Governo Mineiro foram instituídos por meio do Decreto nº 46.774 em 09/07/2015, e têm como objetivo fortalecer as representações territoriais e a atuação conjunta entre o Governo do Estado, as administrações públicas municipais e a sociedade civil, na formulação, execução, monitoramento, na avaliação de programas e políticas públicas e no aprimoramento e democratização da gestão pública. No Médio e Baixo Jequitinhonha, o carro-chefe da economia é o leite: R$ 88,7 milhões de receita por ano. O café arábica vem em segundo lugar, gerando R$ 42,6 milhões. Comparado ao resto de Minas Gerais (8,6%), a agropecuária da região representa 14,9% da economia.
Em relação à infra-estrutura urbana, as casas do Médio e Baixo Jequitinhonha carecem de muita atenção. As maiores necessidades estão no acesso à internet, saneamento básico, fossa séptica e coleta de lixo. O Governo de Minas, já identificou e agora vai trabalhar para transformar.

Foram escolhidos nesse encontro, os representantes do Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais do Governo de Minas. Dois prefeitos municipais, sendo o titular o prefeito de Felisburgo, Jânio Murta e o suplente o Prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho e dois vereadores, sendo Ana Paula de Jequitinhonha, como titular e o Alessandro de Felisburgo como suplente,  para representarem o Micro Território da cidade de Felisburgo (Felisburgo, Palmópolis, Rio do Prado, Joaíma e Jequitinhonha), nos fóruns regionais de governo.

Os eleitos, juntamente com o Secretário Executivo, Dalmo Costa, serão responsáveis por articular as demandas levantadas nos Fóruns, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, onde os trinta e cinco municípios, que totalizam uma população de 437.805 habitantes (CENSO 2010), juntos poderão construir uma região melhor.

Mais lidas