ouvidoria@jequitinhonha.mg.gov.br
30e2d044cf58816407784d1d1257b3b8.jpg

Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo

Rua Papa João Paulo I, 17 – Bairro Vaticano

Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

- Valorizar músicos locais com rodízio de shows.

- Construir o Centro de Referência Cultural (Espaço com Anfiteatro, Sala de Música - Coral, Banda de Música, aula de violão, loja de artesanato).

- Valorizar o Festival de Quadrilhas – FEQUAJE, com incentivo para a criação de quadrilhas nos bairros, Distritos e Povoados e enfeites das ruas.

- Criar o Festival da Banana.

- Criar o catálogo cultural com todos os artistas de contatos como forma de divulgação da nossa arte.

- Assegurar participação nas feiras regionais e estaduais de artesanatos;

- Fortalecer a Associação Artesanal e Cultural de Jequitinhonha.

- Apoiar o grupo de Teatro local com cursos de formação.

- Criar do site oficial da Prefeitura Municipal de Jequitinhonha.

- Fortalecer a realização do carnaval com apoio aos grupos caricatos.

- Preservar o patrimônio histórico.

- Criar o Projeto Arte na Praça (Domingo na Praça).

- Manter o apoio ao Grêmio Cultural Bartolomeu de Almeida Franca e ao Coral Vozes de Jequitinhonha.

- Apoiar as demandas espontâneas e manutenção das parcerias com Universidades e Instituições.

Esporte e Lazer

- Apoiar as ações do Setor de Esportes com toda infraestrutura para capacitações, planejamento, reuniões e elaboração de atividades e projetos, torneios, campeonatos, copas etc.

- Implantar um Polo de Integração do Esporte, espaço aberto de integração para a comunidade desenvolver suas habilidades e práticas esportivas.

- Realizar Conferência Municipal de Esporte e criar o Conselho Municipal de Esportes.

Esporte de Participação
- Criar calendário esportivo municipal.

- Implantar os Jogos da Terceira Idade, a Meia Maratona, Jogos da Cidade, Torneio de Escolinhas de Esporte e o Festival de Dança.
Revitalizar os campos distritais.

Esporte Educacional
- Buscar convênios e parcerias com diversas instâncias de Governo para implantar projetos que desenvolvam a formação esportiva e a qualidade de vida.

- Criar Programas no conjunto do sistema escolar do município que apoiem e fortaleçam as práticas esportivas das escolas.

- Inovar o modelo de participação das escolas nos Jogos Escolares, diversificando modalidades e criando formas de interação entre poder público e participantes.

- Promover ações de iniciação esportiva nas diferentes regiões do Município, a partir da reformulação e ampliação dos programas existentes.

- Promover capacitação profissional entre os professores, monitores e demais profissionais da educação física.

Esporte de Rendimento
- Desenvolver política de captação de recursos e busca de parcerias junto à iniciativa privada e outras instâncias de governo como forma de manter equipes competitivas na cidade.

Ginásio Dativo Botelho
- Construir uma Academia de Musculação e Ginástica para melhorar o condicionamento físico dos nossos atletas e para uso da comunidade mais carente.

- Construir espaços adequados para aulas de dança, lutas e outras atividades esportivas como tênis de mesa, etc.

- Aproveitar a área do fundo do ginásio para montar circuito de preparação física, recuperação de atletas, atendendo esporte especializado e Futebol de Campo.

- Implantar Quadras de Petecas.

- Capacitar professores, coordenadores e monitores.

- Manter apoio aos eventos esportivos municipais: JOMEC, inclusive sediamento dos Jogos de Minas – J.I.M.I., Jogos Estudantis de Mians Gerais – J.E.M.G., Jogos Estudantis do Médio e Baixo Jequitinhonha – J.E.M.B.A.J., entre outros.

- Assegurar aos atletas acompanhamento médico, odontológico, psicológico, fisioterapêutico e ortopédico.

Estádio Mineirinho
- Manter apoio ao Campeonato Municipal de Futebol.

- Criar Escolinhas de Futebol de Campo.

Ginásio Santa Luzia
- Criar academia popular que atenda a comunidade e aos atletas.

- Recuperar o campo de futebol ao lado do ginásio com alambrado, traves e redes.

- Instalar tabelas de basquete.

Quadra da Escola Municipal Ana Izaura
- Cobrir e iluminar para prática esportiva.

- Instalar tabela de basquete e postes de vôlei.

Quadra do Bairro São José
- Cobrir, iluminar e instalar arquibancadas e vestiários.

Bairros Nova Esperança, São Miguel, Montes Claros e Bom Jesus
- Construir quadra poliesportiva e instalar vestiários;

- Melhorar o campo de futebol do bairro Nova Esperança.

Bairro Unicampo
- Revitalizar o campo de futebol.

- Revitalizar Quadra Poliesportiva.

Distritos, Povoados e Zona Rural
- Construir quadras poliesportivas nos povoados de Mumbuca e Estiva.

- Revitalizar os campos de futebol.

- Capacitar monitores locais.

- Realizar intercâmbio entre distritos através de torneios, campeonatos e eventos esportivos;

- Realizar Campeonato de Futebol Rural envolvendo todas comunidades rurais.