ouvidoria@jequitinhonha.mg.gov.br
33 3741-1312 | 33 3741-2777
30e2d044cf58816407784d1d1257b3b8.jpg
 

Secretaria Municipal de Educação

Rua Elza Mourão, 50 – Bairro Centro

Telefone: (33) 3741 1639 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Incentivar através de premiação a implantação de oficinas ou projetos didáticos/pedagógicos pelos professores da Rede Municipal de ensino com o objetivo de melhorar a prática do ensino-aprendizagem. O prêmio será entregue anualmente no mês de outubro.

Rede de Cartas
- Promover a troca de experiências de leituras, através da permuta de cartas entre os alunos da Rede Municipal de ensino, com o intuito de melhorar suas redações e incentivar suas leituras. Cada aluno lerá um livro e contará a história deste, para discente de determinada escola da Rede Municipal.

Escola Segura
- Realizar parceria com a Polícia Militar para a proteção das escolas municipais da zona rural e para a promoção de palestras educativas nessas escolas.

Identidade Jequitinhonhense
- Promover visitas periódicas de alunos das escolas municipais da Zona Rural ao Distritos Sede com o objetivo de estimular o desenvolvimento da identidade local.

Reciclando palavras
- Estimular os alunos da Rede Municipal a realizarem reciclagem de papel em suas salas de aula com o objetivo de promover a consciência ambiental. O papel reciclado pelos alunos deverá ser usado nas atividades desenvolvidas em sala de aula. A Escola cujos alunos executarem mais reciclagem de papel receberá o Título de Escola Amiga do Meio Ambiente, no mês de outubro de cada ano.

Pontos Municipais de Leitura
- Implantar bibliotecas comunitárias em locais de grande vulnerabilidade social com o objetivo de incentivara prática de leitura e de promover o desenvolvimento cognitivo nessas áreas de vulnerabilidade.

Meu lugar
- Incentivar o registro escrito e fotográfico do Espaço Jequitinhonhense, pelos alunos da Rede Municipal de ensino. Esses registros serão divulgados no Blog do projeto e também em exposições a serem realizadas na Casa de Cultura de Jequitinhonha.

Metas Quantitativas e Qualitativas
- Reduzir o analfabetismo municipal da população de 10 a 15 anos até 2016. Diminuir o índice de analfabetismo municipal da população com idade superior a 15 anos para 8% até 2016.

- Organizar, anualmente, e de preferência no mês de outubro, o Seminário de Educação do Município de Jequitinhonha com o intuito de discutir e aperfeiçoar as políticas públicas voltadas à Educação municipal.

Implantar Brinquedoteca em 100% das Escolas de Educação Infantil municipais até 2016.

Programas de Avaliação
- Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA): a meta é que, em 2015, todos os alunos da Rede Municipal de ensino atinjam o percentual de 100% de nível recomendável de leitura.

- Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) 100% dos alunos da rede municipal de ensino atinjam proficiência superiora 225 tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática até 2016.

- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB):o IDEB municipal chegue a 5,4 em 2015.

Transporte Escolar
- Incentivar a melhoria dos veículos usados na terceirização do transporte escolar.

Infraestrutura Pedagógica.

Gestão
- Construir no Distrito Sede, uma Biblioteca que possua espaço multiuso com auditório, sala de estudos, sala de Internet, memorial para os escritores municipais, espaço para teatro de bonecos, espaço para exposições culturais e espaço lúdico.

- Implantar até o ano de 2014 o Plano Municipal de Educação, utilizando-se como paradigma fundamental o Plano Nacional de Educação, que está sendo rediscutido e ampliado pelo Governo Federal.

- Implantar até o ano de 2015 o Sistema Municipal de Educação.

- Implantar, a partir de 2013, o Sistema Municipal de Avaliação de Desempenho.

- Implantar Lei que disponha sobre a criação dos Conselhos Escolares Municipais.

- Implantar, a partir de 2014, o Sistema Municipal de Avaliação do Ensino.

Criar o Núcleo de Formação de Professores.
- Adquirir gêneros alimentícios dos produtores rurais que residem no entorno das escolas municipais do campo.

- Implantar a Equipe Municipal de Apoio Pedagógico (EMAP).

- Implantar, até 2014, o sistema de gestão escolar informatizado, que ligará a Secretaria Municipal de Educação às escolas municipais em rede.

- Implantar turmas de tempo integral nas Escolas Municipais Ana Izaura, Dr. Antônio Lucena Peixoto, Ministro Clóvis Salgado (Povoado de Caju) e Escola de 1ª a 4ª série do Distrito de São Pedro do Jequitinhonha.

- Implantar o Comitê Local de acompanhamento e monitoramento da frequência escolar do município.

- Promover a capacitação periódica de educadores e servidores através de parcerias com a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais (MAGISTRA), Plataforma Freire e com outras instituições públicas.

- Auxiliar na implantação da Escola Família Agrícola (EFA) do Assentamento Campo Novo até 2013.

- Estabelecer parcerias com o setor privado para a oferta de Educação Infantil, Educação Fundamental e Educação Técnica no município.

- Implantar processo seletivo 'municipal para a escolha dos diretores escolares.

Educação Infantil
- Universalizar, até 2016, o atendimento da população de 4 a 5 anos nas pré-escolas municipais.

- Atender, até 2016, 50% da população de 0 a 3 anos em creches municipais.

Educação Fundamental
- Universalizar, até 2016, o ensino fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos.

- Aderir ao Programa Travessia Educação, do Governo Estadual.

Educação Técnica
- Ampliar a oferta de cursos oferecidos pelo Centro Vocacional Tecnológico – CVT.

- Fortalecer as parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

- Implantar uma Extensão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG.

- Estabelecer parcerias com o sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, para a promoção de cursos técnicos no município.

Educação Superior
- Estabelecer parcerias com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e Unimontes para implantar extensões de cursos universitários no Município.

- Manter apoio para transporte de universitários a outras localidades.

Educação de jovens e adultos
- Ampliar o funcionamento do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.

- Manter parceria com os Estabelecimentos Estaduais para oferta de Educação de Jovens e Adultos.

Educação e diversidade
- Promover palestras nas Escolas Municipais sobre temáticas importantes, como Inclusão Social, Homofobia, Bullying, Respeito ao Idoso, Meio Ambiente, Racismo e etc.

- Adequar todas as Escolas da Rede Municipal aos portadores de necessidades especiais.

- Manter o atendimento educacional especializado, que atuará na sala de recursos multifuncionais do município.

- Implantar na Rede Municipal, o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.

Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Instalar lixeiras de coleta seletiva nas Escolas Municipais. Estimular a prática de oficinas com uso de material reciclável nas Escolas Municipais.

- Criar hortas em todas as Escolas Municipais da zona rural.

- Implantar o Projeto Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas), do Governo Federal, nas escolas da Rede Municipal.

Compartilhar nas redes sociais: